" Quando o dia parecer escuro, quando o trabalho se torna monótono, quando a esperança parecer pouca, apenas monte em sua bicicleta e saia para dar uma volta na estrada, sem pensar em nada" (Sir Arthur Conan Doyle)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

I CICLO - ROTA DOS ENGENHOS



Evento: I CICLO ROTA DOS ENGENHOS
Data: 26/02//2012 (domingo) 
Roteiro: Urbano e Rural
Destino: Moreno
Aventureiros: Jorge, Nice, Hermínio, Trick e Selva
Quilometro rodados: 52 km
Quebra: 0
Pneu furados: 0
Queda: 01


Neste domingo dia 26, o ABR participou do Iº CICLO ROTA DOS ENGENHOS, promovido pela Associação Morenense de Atletismo.

Os aventureiros saíram da Jaqueira por volta das 6h da manhã em direção a Cidade de Moreno, distante cerca de 30 km de nossa capital, partindo da Jaqueira claro!

Ao chegar na Praça da Bandeira, o grupo já se deparou com dezenas de ciclistas, muitos deles crianças e adolescentes que só queriam dar cavalo de pau e fazer manobras arriscadas  em frente dos guias, (coisa difícil de resolver em eventos deste porte e desta natureza) deixando a parte esses contratempos, o passeio de modo geral foi bom.

Conhecer os engenhos e sua importância histórica pedalando foi o que de fato proporcionou a alegria e a satisfação de conhecer esses casarios  em contato direto com a natureza, ainda que de modo distante, pois os imóveis que eram realmente o foco de quem lá estava, não são tombados pelo patrimônio histórico, assim não era possível a visitação. Subindo e descendo as ladeiras, passando entre as plantações, aproveitando a paisagem  bucólica e rural,vendo os animais nos campos e sobretudo tendo aquele espírito de conscientização  da preservação da natureza e do acervo patrimonial, juntamente com todos aqueles ciclistas juntos, de vários grupos, só sabe quem de fato participou.

Vale citar a presença de "Seu Madruga",um senhor de 64 anos pedalando numa velha  bike sem marcha, ou seja tração normal, com muita disposição parecendo um garoto. Vale salientar ainda que o mesmo só começou a pedalar depois de aposentado e tendo falecido o seu pai que desde pequeno educou-o dizendo que a bicicleta era coisa do demônio. Se o pegasse em cima de uma levaria uma surra de cair o couro. E tava lá “ Seu Madruga alegre e feliz em cima de sua velha bike, rsrsrs.


Bem, como todo passeio ciclístico envolve risco, por isso é imprescindível segurança e acessórios para o ciclista, registramos também aqui que o nosso companheiro Jorge Severino levou uma queda numa descida íngreme quebrando assim o seu braço, ele se encontra internado no PRONTOLINDA .

O mesmo se encontra bem e aguarda apenas uma possível cirurgia para amanhã. Quarta-feira.

No término do evento, enquanto Jorge estava recebendo os primeiros socorros, Miriam Sonoda (Corujaqueira), prestou  total apoio ao nosso grupo, levando a bike de Jorge para sua casa em seu carro.
Valeu pela força Miriam, e pode contar conosco para o que der e vier também. Um abração!

Trick e Hermínio prestaram também todo apoio necessário a Nice, que ficou sobremodo preocupada com o acidente envolvendo Jorge.

Conversando ainda ontem com Jorge, ele disse que está bem e que uma queda faz parte, “é bom porque se não tiver queda agente não aprende a pedalar”.- disse.  
Este é o espírito de um verdadeiro aventureiro, sabendo que hoje ele não pode pedalar, mas tão logo estiver recuperado estará de novo na estrada.
Se recupera logo aê Jorge!

Sentimos falta de alguns aberreianos, Nóbrega doente, Heroito em viagem com a família, Nadilson  no trabalho, e outros em situações diversas e que não puderam comparecer, mas certamente logo, logo todos estarão reunidos de novo para pedalarem por aí, apenas pelo prazer de pedalar mesmo! Viva a natureza!!!

A propósito Hermínio sugeriu para um futuro próximo realizarmos  a aventura a noite pelas trilhas de Moreno, utilizando apenas os faróis das bikes, êita, essa eu quero participar...


editado por: Nóbrega e Hermínio







 Vista aérea do Iº CICLO ROTA DOS ENGENHOS
                                  A Cidade, a área rural e o relevo local

   O   Regente





Ao fundo Leitão gripado, porém disposto


























 Uma "baixa na natureza"















 Nice mostrando as credenciais

 Banner do Evento


 Hermínio com as credenciais

 Nice e Selva











 O último "tango" em Moreno













Preparando para a saída 




Casario à distancia


 Trick

















Olha a admiração de Bixiguento a seu Madruga ( meu ídolo )

 

Faz idéia?




 Bixiguento apanhando lixo
Preservar a natureza é importante


 Selva, Trick e Jorge








A última ladeira






              

             

             

            

Miriam Sonoda, nossa grande amiga (imagens retiradas do seu facebook)