" Quando o dia parecer escuro, quando o trabalho se torna monótono, quando a esperança parecer pouca, apenas monte em sua bicicleta e saia para dar uma volta na estrada, sem pensar em nada" (Sir Arthur Conan Doyle)

Dicas importantes

DATA 31/07/2012

Esta dica de hoje é para quem está desejando realizar uma viagem longa, portanto a dica em si não esgota o assunto, estamos á disposição para recebermos mais sujestões ou críticas, como a relação da quantidade de materiais e acessórios pode ser grande a primeira vista o peso poderá ser dividido entre o grupo.

Esperamos que estas dicas de Hermínio Bixiguento, seja útil.

Aventureiros Bike How!!!!

By Nóbrega


fonte da imagem: 
http://valentinamagrela.wordpress.com/2012/03/29/cicloturismo-urbano/

CICLOTURISMO

        Estamos pensando em fazer uma longa viagem de bike ou “ciclo turismo”, você já pensou no que levar nesta empreitada além de obrigatoriamente, adquirir alforjes para carregar importantes itens para a viagem?
                                                                   Dica do Bixiguento


O mais Importante


Manutenção da bicicleta
·       2 câmaras extras
·       2 pares de espátulas
·       1 bomba de ar
·       extensores
·       1 alicate/ chave de fenda/Philips
·       1 chave de raio/ chave de corrente
·       1 jogo de chaves  Allen
·       3 raios sobressalentes para cada roda
·       kit de remendos
·       cabos de freio / câmbio



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Vestuário
·       2 bermudas de ciclismo
·       2 bermudas normais
·       1 agasalho
·       5 camisetas
·       1 camiseta manga comprida
·       1 capa de chuva
·       1 par de chinelos
·       1 par de tênis
·       5 pares de meia
·       5 cuecas  / 5 calcinhas
·       1 sunga
·       1 boné
·       1 par de luvas ciclismo
·       1 sapatilha ou tênis para pedalar
·       óculos de sol
·       1 capacete





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Diversos
·       fita adesiva
·       silvertape
·       isqueiro/fósforos
·       elásticos
·       tiras de câmara
·       sacos plásticos
·       cloro
·       pincel atômico
·       alfinetes de segurança (de fralda de nenê)
·       araminhos (de pão)
·       barbante
·       agulha e linha


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Identificação
·       medalha com dados pessoais
·       cartão de vacina
·       cheques,  cartão de banco,  dinheiro
·       cartão telefônico
·       nota fiscal da bicicleta
·       agenda de telefones
·       caderneta e caneta
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Acampamento
·       barraca e saco de dormir e travesseiro
·       fogareiro completo
·       pratos, talheres e panelas
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Higiene
·       toalha de banho - alta absorção
·       sabonete
·       xampu / desodorante
·       fio,  escova e creme dental
·       pente/escova para cabelos
·       protetor solar
·       repelente
·       protetor labial
·       creme hidratante
·       papel higiênico
·       lâmina de barbear
·       colírio



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Equipamentos eletrônicos
·       máquina fotográfica
·       bateria/pilhas reserva tipo AA e  AAA
·       recarregador de pilhas e baterias
·       cartão de memória reserva para máquina fotográfica
·       cabo de conexão maquina fotográfica - PC
·       tripé
·       lanterna (pilha)
·       relógio
·       aparelho mp3
·       celular
·       carregador de celular
·       radio de comunicação
·       GPS



Achou Muita Coisa? Então faça sua própria lista ou aceite este resumo, é suficiente.
·         Bicicleta: adequada para estrada de terra, equipada com pneus adequados, em perfeitas condições de funcionamento. O ideal é que você faça uma revisão nela antes da viajar, para evitar transtornos durante o percursso; 
·         Capacete: acessório de extrema importância, aconselhamos que jamais pedale sem o mesmo;
·         Luva: para melhor conforto, segurança e proteção; 
·         Óculos: para proteção do sol, poeira, pedrinhas, entre outros;
·         Alimentação: no inicio do dia o ideal é que sempre se faça um café bem reforçado, durante a viagem faça ingestão de alimentos de rápida absorção, como barras de cereais, amendoins, frutas, doces, sanduíches e no final do dia uma boa alimentção; 
·         Água: leve sempre pelo menos duas caramanholas com água ou isotonico ou se preferir pode levar numa mochila de hidratação;
·         Agasalhos: calça e blusa para noites frias dependendo da região;
·         Roupas: uma muda por dia de viagem;
·         Medicacões: de uso continuo ou de certa freqüencia, antitérmicos e analgésicos; 
·         Material de 1° Socorros: leve pelo menos o básico - gazes, atadura, antisséptico e esparadrapo - com isso você já poderá fazer um curativo até chegar ao Pronto Atendimento mais próximo;
·         Alforges: para guardar todos os pertences de forma compacta e organizada.
·         Mala Bike: uma ótima opção para quem pretende andar de ônibus, avião, metro ou taxi, é uma forma de você não ser barrado por um deles com aquela frase "Não podemos carregar um transporte dentro de outro transporte".;
·         Outros: capa de chuva; pochete para carregar carteira, celular, máquina fotográfica; sandálias para relachar os pés; protetor solar para evitar queimaduras e repelente para evitar os mosquitos.
MAIS DICAS

Alforjes traseiros são essenciais. Leve um par. Em um eu coloco as roupas e no outro, demais utensílios: câmera fotográfica, algumas ferramentas, câmaras de ar (3), bomba para encher pneu, barras de cereais e tudo mais q for necessário.
Quanto às roupas, independente de quantos dias a aventura durará, levo 4 shorts e 4 blusas. Nos pernoites - sempre em hotéis - o serviço de lavanderia deixa as peças prontas para uso. Nada de dormir em barracas. Essa suposta economia de dinheiro pode custar caro. Sua integridade física está acima de qualquer coisa.
Hotel, cama com lençóis limpos e banheiro são e primordiais para uma noite de descanso merecido para encarar o dia seguinte. Em barracas, não se descansa nada e o risco de assalto é altíssimo.
Retrovisor na bike é tão importante quanto o retrovisor do automóvel, que eu creio você tem que ter um.
Dirige seu carro pela contramão para ser visto pelos outros???? Tenho certeza que não. Pois pedalar uma bike pela contramão, sob a alegação que pode ver melhor o trânsito, é uma sandice. Pedale na mesma direção dos carros - o Código Nacional de Trânsito determina isso - e consulte o retrovisor sempre.
Nada de música. É preciso ficar atento aos sons do caminho: buzinas, apitos de guardas, canto dos pássaros e por ai vai.
Grupos grandes de ciclistas para viagens=estresse geral. Vc está certo. No máximo 3 pessoas. Mais que isso, atrasos serão inevitáveis, preparo para saída após o pernoite é demorado, sempre haverá alguém reclamando de alguma coisa, outro que vai pedalar + devagar e por ai vai. Espero ter contribuído com essas informações. Se precisar de mais, fique à vontade.
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Depois mando dica para Isotonico alternativo/caseiro.





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NÍVEIS

NÍVEL 1 - PEDAL LEVE, QUANDO A VELOCIDADE NÃO ULTRAPASSA OS 20 KM. NÃO TEM LADEIRAS, OU SEJA, SUBIDAS.
NÍVEL 2 - PEDAL MÉDIO, ACIMA DOS 20, ABAIXO DOS 25 KM E COM SUBIDAS LEVES.
NÍVEL 3 - VELOCIDADE ACIMA DOS 25 KM E SUBIDAS BEM INCLINADAS.
NÍVEL 4 E 5 - TRILHAS COM SUBIDAS FENOMENAIS E DOWNHILL DE ARREPIAR.

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A Michelin desenvolveu um pneu de bike que fecha um furo automaticamente.
image Pneu auto-conserto



Pneus furados em bicicletas são uma das grandes dores de cabeça dos ciclistas, sejam eles profissionais ou amadores. Sair para dar um passeio sem levar as ferramentas básicas, como chaves e uma bomba de ar, pode significar voltar para casa a pé.

Entretanto, ao menos para os problemas de pneus furados, a Michelin acaba de disponibilizar uma solução barata para os consumidores. A empresa desenvolveu novos modelos de tubos internos, ordenados dentro da superfície do pneu.
O design do produto permite que, caso o pneu sofra alguma avaria, os tubos internos entrem em ação, aumentando a pressão sobre o local e evitando que o furo se expanda. A estrutura conta ainda com uma espécie de cola vedante, que completa o processo de selagem.
Os tubos são chamados de Protek Max, custam apenas US$ 9 e estão disponíveis em dois tamanhos. O produto já está disponível para venda nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.





Parafusos e metais na beira da estrada, um perigo constante


Hermínio tirou algumas fotos de parafusos e metais encontrados na beira da estrada, nas nossas avenidas e nas Brs, percebam o perigo que esse lixo na via pode causar para o ciclista desatento e também a poluição que causa em nosso meio ambiente.
Hermínio orienta  que ninguém precisa parar para "catar" toda vez que vê um desses perigosos metais, mas avisa que sempre que for possível pegue um viu e dê um destino correto para o mesmo, o nosso meio ambiente agradece.
ABR 

DICAS IMPORTANTES PARA O CISLISTA

 




Estas dicas lhe ajudarão a sert um ciclista e não um pedaleiro,rsrsr.

Encaixe o corpo na bicicleta:
1. tamanho e geometria ideal para o tipo físico do ciclista
2. bicicleta corretamente regulada para o corpo do ciclista
3. o corpo deve estar confortavelmente acomodado e relaxado
4. o pé deve apoiar no pedal com o eixo passando pela linha entre seu joanete e dedo mínimo
5. segure com firmeza o guidão, sem travar os braços
6. ajuste o curso do manete e mantenha sempre os indicadores sobre os manetes
O pedalar básico; cadência:
1. pedale mantendo a sola do pé paralela ao chão. Não deixe o calcanhar cair.
2. mantenha um giro de pedal de pelo menos 60 voltas por minuto (uma volta completa do pedal por segundo). Evite pedalar abaixo deste giro.
3. pedalar com marcha pesada é prejudicial à saúde
4. havendo marchas, tente manter sua cadência (velocidade média do giro das pernas) o mais uniforme possível. Quanto mais regular a cadência, menor o cansaço.
5. mudando a força ou cadência, mude de marcha.
6. deve-se manter ou aproveitar a inércia da bicicleta com o mínimo esforço possível
7. nas bicicletas sem marchas acelere lentamente
8. pedalar em pé nos pedais só com um giro próximo a 40 voltas por minuto.
A bicicleta em movimento:
1. bicicleta devagar e ciclista desligado é a equação perfeita para um tombo
2. quanto mais relaxado o corpo estiver ao pedalar, menor a possibilidade de tombo (relaxado não é desligado!)
3. ciclismo é arte da suavidade: quanto mais suave, melhor a bicicleta mantém o equilíbrio e a inércia
4. mesmo numa emergência não brigue com a bicicleta: corrija-a com delicadeza e sem medo de cair
5. olhe sempre para onde você quer ir: a trajetória da bicicleta acompanha o olhar.
6. não fique sempre sentado no selim: use pernas e braços como amortecedores, mesmo que a bicicleta tenha suspensão

7. bicicleta é uma máquina inercial, portanto aprenda a tirar proveito da velocidade
Freiando:
1. o bom ciclista usa o mínimo possível os freios. Ele antecipa todas as suas reações e aproveita melhor a sua inércia
2. na freada forte, apóie seu peso nos pedais, com um pé para frente e outro para trás, deslocando um pouco para trás o corpo.
3. freie sempre com os dois freios: quem pára a bicicleta é o freio dianteiro.
4. freie com antecedência; principalmente quando for fazer uma curva
5. mantenha-se atento e procure o melhor caminho para o momento
Pedalando no plano:
1. sempre comece devagar para seu corpo se adaptar
2. gire o pedal entre 60 e 90 voltas por minuto.
3. não fique o tempo todo sentado no selim: use suas pernas como amortecedor
4. encontre um giro de pedal que é cômodo para o momento
5. mudar um pouco a cadência de tempo em tempo descansa
6. mesmo com pressa não saia feito louco ou vai pifar antes de chegar.
Pedalando na subida:
1. não é importante como você começa a subida; o importante é como você a termina
2. o psicológico cansa tanto ou mais que a própria subida
3. evite mudar a marcha antes de começar a subida
4. deixe a perna sentir a subida e só então reduza a marcha
5. reduzir uma marcha por vez, com calma, ajuda muito
6. estabilize sua respiração alongando os tempos de inalação
7. não olhe para cima, nem pense em quanto falta
Vento:
1. quanta poeira! Cadê meus óculos?
2. para que lado está o vento? ou a ida ou a volta vai ser complicada
3. conforme a velocidade do vento a coisa fica muito complicada
4. muito cuidado com vento de lufadas
5. cuidado ao sair de uma sombra de vento (um obstáculo que freia o vento)
6. pare a bicicleta ou evite pedalar com chuva e vento forte
7. pedalando em dois dá para revezar quem fica no vácuo (uma espécie de sombra de vento)
8. caminhão grande gera um deslocamento de ar suficiente para derrubar ou jogar o ciclista no meio da pista
Pedalando na descida:
1. controle a ansiedade que normalmente é mais perigosa que a descida
2. quanto mais relaxado melhor
3. braços e pernas dobrados e soltos
4. mãos firmes, mas não travadas
5. dois dedos nos manetes de freio
6. apóie o corpo nos pedais, tire o corpo do selim
7. se a descida for muito inclinada, jogue o corpo para trás
8. freie com os dois freios e evite travar a roda traseira
9. olhe para onde você tem que ir, nunca para onde você pensa que vai bater
pedalando grandes distâncias
1. um dia antes: beba bastante água e alimente-se com pratos leves e pouco gordurosos
2. tenha em mente: o negócio é completar a distância
3. comece com calma, num ritmo mais lento que o normal
4. deixe a musculatura soltar-se
5. enfrente as subidas num ritmo um pouco mais lento que o habitual
6. não desconte tudo na descida: pense na segurança!
7. beba água antes de sentir sede, sem se exceder.
8. mude sua posição na bicicleta com certa freqüência
9. mude sua cadência (ritmo de pedalada) de vez em quando
10. quanto menor o número de erros, mais fácil é chegar lá
11. alimente-se um pouco a cada hora com algo leve.

12. água de coco e bananas fazem milagres
13. um cafézinho expresso não faz mal, muito pelo contrário
14. exerimente feijoada e cerveja no meio do pedal e irá arder no inferno!
Cansou, não deu? Não há vergonha em voltar de carona. Vergonha mesmo é se arrebentar para provar que consegue chegar lá de qualquer forma.
a vida a pedal

Talvez não seja possível dar dois passos seguidos, mas um por vez sempre é.
Para quem quer ir; não importa como e para onde:
# é vital manter-se sempre bem hidratado
# várias refeições balanceadas ao dia, sem excessos.
# sempre manter o alongamento em dia
# manter o foco, não pensar em bobagens
# aprender a descansar corretamente
Estabeleça metas para longo prazo. Os resultados chegarão naturalmente e com menor possibilidade de lesões.
Pedalar até lá:
# um ciclista e não deve pensar como motorista
# deve descobrir as possibilidades da bicicleta
# descobrir também os limites da bicicleta
# é inevitável alguma dor, até se acostumar ao selim
# segurança é prioritária; a sua e a dos outros
# pratique a cordialidade e sinta prazer acima de tudo!
# não deu certo desta vez? Por que? Bom motivo para reflexão...
#ganhar distância pedalando
A bicicleta vai longe se...:

# só se a bicicleta for boa
# teste bem a bicicleta perto de casa antes de ir longe
# boa bicicleta bem revisada não precisa de ferramentas
# prenda no selim a bomba, 3 espátulas, e duas câmaras novas
# quanto melhor, mais leve, mais precisa, é bem mais fácil de ir e voltar
O ciclista vai longe se estiver...:
# em condições físicas de pedalar a distância desejada
# a cabeça estiver tranqüila, sem dramas
# bem alongado antes, durante e depois
# bem hidratado
# corretamente alimentado
# com roupas apropriadas para o clima, claras ou chamativas
# vestindo, de preferência, roupas feitas com tecido técnico
# usando óculos de proteção
# usando protetor solar
# com os cadarços dos tênis amarados, presos no tênis e sem pontas penduradas
# iniciando a pedalada devagar, com calma
# com a noção clara de quando é hora de voltar
ir sozinho
Preparativos do dia anterior:
# beba mais água que o normal um dia antes da grande pedalada
# fazer refeições de fácil digestão, de preferência carboidratos
# não comer mais que o normal, nem coma coisas estranhas
# separar a roupa, óculos, luva, capacete
# levar um documento ou melhor - cópia de documento autenticada
# separar o dinheiro básico para comida e outros, com alguma sobra
# levar junto ao documento o número de série da bicicleta

# calibrar os pneus
Para quem gosta de ir só, em especial quando vai pedalar em local isolado, é mais do que recomendável deixar alguém avisado do seu trajeto, nem que seja num bilhete.
Dormir bem:
# dar um beijinho de boa noite na bicicleta: ela deve dormir cedo
# última grande refeição do dia quatro horas antes de dormir
# chazinho ou fruta leve uma hora antes da cama
# pensar em qualquer coisa que não seja ciclismo ou bicicleta
# ou, melhor, não pensar em nada: meditar
# ligar despertador
# breve e suave alongada antes de dormir
# silêncio...
# durma bem!
Tchau, vou sair:
# café da manha normal, com banana e sem pressa
# protetor solar
# óculos
# capacete, boné ou chapéu; luvas
# nunca force nos primeiros quilômetros
# beba água antes de sentir sede
# coma algo leve a cada hora
# água de coco! parada obrigatória num país tropical!
# depois de refeição mais reforçada, descanse um pouco
# depois de uma parada, retome a pedalada aos poucos
O retorno
# faça o retorno antes de ficar cansado
# no esporte não há milagres: resultado é trabalho, tempo e paciência.
# se estourar é burrice!
# lembre-se sempre do amanhã: eu tenho que trabalhar, estudar...
Respeite seus limites!
pedalar em grupo
Quer pedalar em grupo? Então respeite o horário de encontro. Lembre-se que meia hora a mais pode significar um sol de rachar coco. Aliás, podendo, chegue um pouco mais cedo para ajudar a organizar a saída.
Noção de conjunto:
# é um grupo - tenha isto em mente sempre
# respeite quem conduz o passeio, o guia chefe
# respeite os outros guias
# use o bom senso e mantenha o grupo unido
# comunique-se com inteligência e prudência
# repasse as informações importantes para o grupo
# vários ciclistas são mais visíveis que um: não pedale fora do pelotão
# fila indiana ou em dupla. Evite fila tripla
Cordialidade:
# respeite e ajude os mais lentos, isto é legal
# um parou, todos param
# simplicidade é o nome da amizade, status é pobre e desagregador
# em locais perigosos, os melhores ciclistas guiam o grupo
# se tiver algum comentário a fazer para o guia, faça-o pessoalmente, sem criar alvoroço
Pelotão em movimento:
# evite fazer brincadeiras com a bicicleta
# nunca freie ou faça movimentos bruscos
# cuidado para não enganchar o guidão
# sinalize suas intenções com antecedência, falando ou acenando
# ultrapasse pela esquerda, avisando

# não empurre ou feche outro ciclista
# cuidado com a abertura de porta de carro
# não pedale nem permita que pedalem muito próximo ao meio fio
# se a roda dianteira encostar  na roda traseira da frente você cai
# demonstrar que é "o bom" beira o ridículo
# jamais pedale na contra-mão
Nunca, jamais arrume encrenca. Você não tem direito de estragar o prazer dos outros.
Quebrou, encheu, não está dando para você? Retire-se do grupo discretamente, sem fazer alarde, sem deixar os outros preocupados.
Fonte: www.escoladebicicleta.com.br
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Para quem pedala, a terra é o limite.
Usem Capacete, até pra ir na padaria
Follow Me - http://twitter.com/brenomori


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Ciclismo e qualidade de vida




A bike na prevenção de doenças
"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente" Hipócrates.
Todos devemos estar atentos e preocupados com nosso corpo, mas saúde e longevidade devem sempre estar acompanhados de qualidade de vida, seja agora ou no futuro. Devemos estar sempre aptos para desenvolver nossas tarefas diárias e nosso trabalho de forma eficiente. Isso é Qualidade de Vida.Toda atividade física, quando feita de forma correta, tem seu benefício para o corpo humano. As atividades aeróbias como o ciclismo, são extremamente importantes para a melhora de capacidades físicas imprescindíveis para se atingir a qualidade de vida.
Quando estamos pedalando estamos trabalhando basicamente o sistema cárdio-respiratório, ou seja, melhoramos a captação e utilização do oxigênio pelo corpo além de fazer com que nosso coração fique mais eficiente, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e melhorando o bom (HDL), evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares (aterosclerose por exemplo) e controlando a pressão arterial. Existem casos em que a pessoas hipertensas (com pressão alta) podem chegar a parar de tomar medicamentos e ter o controle apenas com alimentação e atividade física.
Veja a seguir outros benefícios que você pode ter pedalando:
Melhora do sistema imunológico - prevenindo e reduzindo efeitos das doenças;
Combate ao Stress e a cardiopatias;
Redução de problemas circulatórios e respiratórios;
Controle da glicemia no sangue (no caso dos diabéticos);
Redução do risco de se tornar um diabético futuramente.
Dois fatores são importantes de serem ditos separadamente, o controle da obesidade e combate a osteoporose.
A obesidade é um problema de saúde nacional e que pode ser resolvido de forma prazerosa, pedalando. O ciclismo dentro de certa intensidade (de 65% a 85% da freqüência cardíaca máxima), estimula a queima de gordura de forma muito eficiente e o melhor, sem impacto, diminuindo o risco de lesão nos joelhos, tornozelo ou coluna causados pelo impacto de uma corrida por exemplo, em uma pessoa acima do peso.
Quanto à osteoporose, devemos pensar dois casos. Quando pensamos em prevenção desta doença o ciclismo é de fundamental importância, pois melhora a circulação do sangue, melhora a musculatura de membros inferiores e otimiza a absorção do cálcio pelos ossos. Quando a osteoporose já esta instalada, deve-se saber qual o grau que se encontra. O ciclismo indoor é uma ótima alternativa para quem gosta de pedalar, pois não tem o risco de acidentes e conseqüentes lesões alem do impacto não ser grande.
O melhor de tudo isso é que não são necessárias horas de atividade física, treinamentos pesados, dor, sofrimento. Para desfrutar dos benefícios da atividade física basta faze-la uma rotina no seu dia a dia, combatendo desta forma o sedentarismo e seus conseqüentes riscos para todos nós.
Portanto, deixo aos amigos internautas a seguinte mensagem: Busquem desfrutar no ciclismo não só o prazer de estar em cima de uma bike e de estar perto da natureza, em trilhas, mas faça desse prazer uma forma de promover sua saúde, evitar doenças e garantir qualidade de vida no seu futuro. Assim podemos pedalar por muitos anos!
"Atividade física é um direito de todos e uma necessidade básica" (UNESCO
Publicada por AVENTUREIROS DAS BIKES em 15:32

Fonte:  http://aventureirosbikes.blogspot.com/2008/07/ciclismo-e-qualidade-de-vida.html