" Quando o dia parecer escuro, quando o trabalho se torna monótono, quando a esperança parecer pouca, apenas monte em sua bicicleta e saia para dar uma volta na estrada, sem pensar em nada" (Sir Arthur Conan Doyle)

Notícias Bike

Higiene dos capacetes para evitar doenças


Falta de limpeza e compartilhamento do equipamento expõem ao risco
21/04/2013 09:45 - Junior Aguiar, da Folha de Pernambuco

O capacete, item de segurança necessário para quem precisa trafegar em veículos de duas rodas, como motos e bicicletas, pode ser um forte aliado na transmissão de doenças, apesar de ser a melhor opção na prevenção de agravos em eventuais acidentes. A falta de higienização e o compartilhamento do equipamento colocam expõem as pessoas a enfermidades do tipo respiratória grave, piolhos, micoses, entre outras. As regras da boa limpeza para evitar danos à saúde servem também para os ciclistas.

Léo Motta/Folha de Pernambuco

Ciclista Rildo Nóbrega lava o capacete com frequência



De acordo com o clínico geral Clóvis Barbosa Neto, algumas infecções afetam a saúde do condutor através de fungos. O especialista chama atenção para o fato porque o momento é de forte calor. “O suor se acumula no material interno dos capacetes e, assim, se não for colocado para secar depois que usado, pode resultar no crescimento de fungos capazes de causar doenças respiratórias ou piorar a situação de quem já sofre de rinite ou sinusite, por exemplo”, informou.

Os riscos à saúde se tornam um assunto mais delicado quando se fala do compartilhamento do capacete. Conjuntivite, gripe e, mais raramente, tuberculose, são algumas das doenças. “Quando alguém infectado usa o equipamento, os vírus podem ficar impregnados na parte interna e, assim, atacar uma outra pessoa que decidir também colocá-lo na cabeça”, comentou Barbosa.

Os usuários de mototáxi são os mais suscetíveis aos riscos porque quase nunca se sabe quem usou o capacete anteriormente. Também não há campanhas educativas já que, em várias cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), por exemplo, não existem regulamentações para a prática desse tipo de transporte.

Para evitar a ocorrência de problemas, o melhor meio é a limpeza. Se a forração interna for removível, o ideal é que a higiene seja feita semanalmente com uma esponja úmida com sabão ou detergente neutro. Depois de limpo, o material precisa ser colocado pra secar na sombra. Caso a parte de dentro do capacete não seja removível, o mesmo procedimento pode ser seguido, a exemplo do ciclista Rildo Nóbrega Júnior.
“Toda semana lavo meu capacete, ponho para secar e o penduro na parede. Não é legal colocá-lo em lugares expostos a bactérias. Também não empresto meu equipamento a ninguém, porque é uma coisa de uso individual. Acho importante esses procedimentos pois sei dos riscos que a sujeira pode ocasionar”, comentou Nóbrega. Para quem é usuário de mototáxi ou vai pegar o capacete de alguém emprestado, a orientação é o uso de toucas higiênicas.



 @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

DATA: 02/01/2013

O Victor e está partiu dia 30/12 de Luziânia a Porto Seguro em uma viagem de 1500km e você pode acompanhar esta aventura visitando os links abaixo.

Boa iniciativa Vitor e boa sorte!


Imagem inline 2



DATA - 06/09/2012

Bicicleta feita de garrafa PET


Bicicleta feita de Papelão


UM TITULO PRA FICAR NA HISTÓRIA...


O filho de Hermínio, Ramon, levou para casa uma medalha de ouro e trofeu de campeão, na sua modalidade (Categoria 14 e 15 anos) parabéns Ramon, continue assim, e você não será apenas um orgulho para seus pais, mas para todos nós. Aventureiros Howwww!!!
Fonte: Texto e imagens  : http://rolnanrosasnatacao.blogspot.com.br/

A MELHOR EQUIPE INFANTIL E JUVENIL NO PAN AMERICANO DE AQUATHLON TEM NOME... ROLNAN ESPORTES


UM TITULO PRA FICAR NA HISTÓRIA...






A Equipe Rolnan Esportes (Triathlon) sagrou-se nesse Domingos 26/08 em Aracaju/SE Campeã Pan Americana de Aquathlon Infantil e Infanto/Juvenil, a equipe foi representada por 15 Triatletas de 8 a 16 anos, foram 7 Campeões, 5 medalhistas de prata, 2 de bronze e 1 quarto colocado. A competição teve 93 Atletas inscritos, destaque para categoria Elite Feminino, onde as 5 melhores Triatletas do Brasil participaram da prova elevando ainda mais o nível do evento. No masculino Elite a prova não poderia ser diferente o Espanhol Martinez apimentou a disputa entre os homens.
A competição foi transmitida ao vivo (Tempo real).

Abaixo os Campeões e Medalhistas Pan Americanos Infantil



* David Gabriel ( Categoria 8 e 9 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE
*Camila Martins (Categoria 10 e 11 anos ) Campeã -> Rolnan Esportes/PE ... Camila também é Campeã Sul Americana e Brasileira
*Caio Wladimir ( Categoria 10 e 11 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE
*Antonio Lucas ( Categoria 12 e 13 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE
*Ketlen Romana ( Categoria 12 e 13 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE
*Ramon Costa ( Categoria 14 e 15 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE
*****André Luiz Pereira ( Categoria 16 e 17 anos ) Campeão -> Rolnan Esportes/PE


Ramon, último a esquerda da foto, nosso campeão!

Medalhistas de Prata

*Sabrina Freire ( Categoria 10 e 11 anos ) Rolnan Esportes/PE

*Glória Monteiro ( Categoria 12 e 13 anos ) Rolnan Esportes/PE
*Vitória Monteiro ( Categoria 14 e 15 anos ) Rolnan Esportes/PE
*Marcos Bruno ( Categoria 14 e 15 anos ) Rolnan Esportes/PE
*Rodrigo Silva ( Categoria 16 e 17 anos ) Rolnan Esportes/PE

Medalhistas de Bronze


João Paulo Silva ( Categoria 12 e 13 anos ) Rolnan Esportes/PE

Jadson Dias Jr. ( Categoria 14 e 15 anos ) Rolnan Esportes/PE

4° Colocado Ricardo Araújo ( Categoria 12 e 13 anos ) Rolnan Esportes/PE




Obs: Este artigo permanecerá na página principal durante uma semana e depois será transferida para a página de notícias



 @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

DATA: 25/02/2012


VIDA E MORTE DE UMA BICICLETA


O plano era observar por um ano  o que aconteceria com uma bicicleta estacionada na rua, mas o grupo levou menos que 365 dias para descobrir

Foto de Premshree Pillai via Flickr
Foto de Premshree Pillai via Flickr

Quanto tempo dura intacta uma bicicleta acorrentada na rua? Para saber até onde vai o senso de cidadania e respeito aos bens alheios das pessoas, a empresa Red Paekfez um experimento, chamado “Life-cicle  – 365 dias na vida de uma bicicleta em NY”: prendeu uma bicicleta numa rua movimentada  e a acompanhou com fotografias diárias. O resultado é o vídeo ao lado.
No dia 1 de janeiro de 2011, a bicicleta estava lá, completa com cesto, garrafa de água e lanternas, cercada pela neve do inverno. Por 230 dias ficou intocada, ganhando apenas a companhia de outras bicicletas ao seu lado. Mas assim que o primeiro item foi tirado, demorou apenas 40 dias para que tivesse sido completamente devastada, ou como diríamos aqui no Brasil, “rapada”.
O caso é uma mostra da  Teoria da Janela Quebrada, criada nos anos 80 por cientistas sociais norte-americanos para explicar o vandalismo e crimes nas cidades.  Segundo a teoria, um prédio conservado dificilmente é depredado sem motivos, mas assim que uma janela é quebrada, as pessoas entendem que não há ninguém responsável pelo imóvel e tendem a não respeitá-lo mais. Em pouco tempo, todas as janelas ficam quebradas também.
No caso da bicicleta de Nova York, enquanto ela estava completa, as pessoas provavelmente acharam que seu dono logo voltaria. Com o passar do tempo e a possível percepção do abandono, alguém removeu o primeiro acessório, abrindo caminho para os próximos aproveitadores. Quando os 365 dias se completaram, não havia nem sombra da antiga bicicleta.
Além de um ótimo teste de comportamento, fica a dica: não largue sua bicicleta por aí se ela estiver descuidada.
título no Youtube

Vida Útil: 365 dias na vida de uma bicicleta em Nova York

link:
vídeo:


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

 Data: 25/02/2012

Fonte:

Bicicleta bizarra irá permitir que você veja o mundo do alto

Modelo desenvolvido por um russo muda de altura conforme a necessidade do ciclista, para que seja possível obter uma visão melhor do movimento.
 video youtube
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JYELRfVxoBg





Um dos grandes problemas de se andar de bicicleta em uma grande cidade hoje pode ser devido à falta de visibilidade. Ruas movimentadas e poucas ciclovias complicam a vida daqueles que querem uma maneira mais saudável e menos poluente para se locomover.
Para resolver parte do problema, um russo encontrou uma solução inusitada. Como você pode ver no vídeo, essa bicicleta pode ficar mais alta ou mais baixa, dependendo da vontade do ciclista. E a conversão também é bastante simples: basta um pequeno esforço com o corpo para que a bicicleta vá para a altura desejada.
Contudo, se você adquirir um modelo desses, não faça como a pessoa no vídeo. Se pedalar sem capacete já é perigoso em uma bicicleta normal, imagine o que poderá acontecer caso esse senhor sofra um acidente.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

25 de Fevereiro de 2012

Fonte:http://www.tecmundo.com.br/bicicleta/19790-sua-proxima-bicicleta-pode-ter-freios-wireless.htm

Sua próxima bicicleta pode ter freios wireless

Cientistas alemães desenvolvem sistema de freios que abandona cabos.


(Fonte da imagem: Daily Mail)

Cansado de lidar com os cabos do freio de sua bicicleta? Pois isso pode mudar em um futuro breve. Cientistas da Universidade de Saarland, na Alemanha, desenvolveram um protótipo do veículo que substitui todos os fios que ligavam o guidão à roda por uma tecnologia wireless que promete dar mais segurança ao ciclista ao mesmo tempo em que oferece mais praticidade e estilo à sua “magrela”.
De acordo com Holger Hermanns, um dos responsáveis pela pesquisa e chefe do Departamento de Sistemas e Programas de Segurança da universidade alemã, a novidade não vai mudar a forma com que as pessoas andam de bicicleta, pois seu funcionamento continua o mesmo dos modelos tradicionais. Em outras palavras, você continuará apertando o freio para diminuir a velocidade do veículo.
A diferença está na forma com que isso é feito. Prova disso é que o modelo apresentado pela equipe de Hermanns não usa o clássico “gatilho” no guidão, substituindo a peça por um sensor de pressão na empunhadura, que envia um sinal aos dispositivos eletrônicos instalados nas rodas para fazer com que você não vá tão rápido. Quanto mais forte você apertar, maior será será sua desacelaração.

A primeira pedalada

Apesar de fazer sua estreia em uma bicicleta, os pesquisadores alemães querem levar a tecnologia para outros veículos. A ideia é aprimorar os resultados obtidos até agora para trazer mais segurança para meios de transportes que exigem muito dos freios, como trens e aviões.
(Fonte da imagem: Daily Mail)
Em entrevista ao jornal Daily Mail, Hermanns disse que os freios wireless não são à prova de falhas, mas que as chances de erros são baixíssimas e que, conforme seus cálculos apontaram, o índice de falha é de apenas três em um trilhão de vezes.
É exatamente por isso que ele e sua equipe decidiram aplicar a novidade em uma bicicleta, pois os erros dificilmente custariam vidas humanas como em veículos maiores. Com a versatilidade das duas rodas, os cientistas têm a liberdade de experimentar e conhecer o potencial e as limitações da substituição dos cabos por um sinal de rádio.

 @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Ramon, venceu na disputa Rolnam Esportes

Um domingo para ficar na memória de muitos!!!




A Melhor Equipe de Pernambuco tem nome... "Rolnan Esportes"!






Realmente vamos marcar essa data (Domingo 27/11/2011) pode ser intitulado como o “DIA QUE PERNAMBUCO REALMENTE CONHECEU A EQUIPE ROLNAN ESPORTES”, aconteceu de tudo... Tipo Campeã Absoluta (Tamyres),  que não foi nenhuma novidade, Jadson (Vencedor) colocando uma volta de diferença no segundo colocado das categorias (12 a 15 anos), Vitória (Vencedora) correndo solta e disputando com o masculino, a 1° competição de Andrezinho após o acidente, Maíra ressuscitando das cinzas, Pedro Tenório mostrando que é melhor no Triathlon do que no futsal, Sávio que pode ser a bola da vez, Mané e Fernandinho dando show e Cláudio fazendo sua estréia em competições oficiais. E não para por ai quando passo a falar da equipe infantil ai sim, teve de tudo!
Quedas.... Bum!!!! Empurrões e no final mostramos quem é a melhor equipe do Estado, mas o que vale para esse Blog é contar as histórias e os acontecidos, que olha, foram bastante!
O que dizer da festa de Ricardinho que pedalou feito gente grande e venceu de ponta á ponta sua categoria... Puty’s e Caio Wlademir?!!! O Bed Boy mostrou que é macho e venceu na categoria 10 anos. Vitorinha venceu sua categoria 6-7 anos.
João Neto foi altamente superior a o seu adversário e... Venceu na categoria 12 anos, Ramon o “Valentino Rossi” das curvas, mostrou coragem e venceu seu adversário na categoria 13 anos, o garoto nem viu a cor do seu capacete.
Camilinha vai colecionado títulos, o de hoje engrossa o caldo da promessa que é a pequena notável, venceu na categoria 9 anos, Lucas “Batata” ficou em segundo na categoria 11 anos e esta arrumando as malas para o Brasileiro de Biatlo no Rio de Janeiro... Meu amigo Capitão, que o apelido já diz tudo... Ele é o CAPITÂO!
A grandeza e honestidade de Luisa Sial comoveram a todos e Biel... Biel continua “O Cara”!!!
Marcos Bruno “Marquinhos” foi à marca da determinação e mostrou que quem é Rolnan Esportes não desiste nunca, mesmo com o pedal de sua bike quebrado, ele empurrou a bike por 3 voltas completas, isso mesmo empurrou a bike... Mas isso vou contar em outra postagem!
Infelizmente nem tudo é rosas, um acidente que poderia ter virado uma verdadeira tragédia começou a mostrar que a organização deixou a desejar, o tumulto foi grande, Policia, Oficiais e muita correria. Mas não parou por ai as provas programadas para ás 15h (6-7 anos), 16:20h (8-9-10 e 11 anos) e as de 16:50h (12-13-14 e 15 anos) só vieram acontecer no cair da noite com um atraso de mais de 3h.
Fonte:http://rolnanrosasnatacao.blogspot.com/2011_11_01_archive.html


OBS: Este texto permanecerá na página principal por uma semana e depois será transferida para a aba de notícias

- Só lembrando, Ramon é filho de nosso companheiro Raimundo Hermínio, conhecido popularmente como "Bixiguento".

 FONTE: http://rolnanrosasnatacao.blogspot.com/

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

domingo, 27 de novembro de 2011

 NOTA DE FALECIMENTO

PESAR

Longo termina em tristeza

O APS saiu da Jaqueira com 41 ciclistas, às 7h da manhã. O que, como sempre, deveria ter sido um passeio divertido, terminou com um saldo de dor. O companheiro Francisco Leônico (foto à esquerda), conhecido como Léo, sentiu-se cansado e desistiu da pedalada, nas imediações de Paulista. Estava aparentemente bem, tanto que pediu a Gilson que informasse ao grupo que voltaria de taxi para casa, pois estava sem pedalar há cerca de um mês. O cansaço prolongou-se e Léo aceitou carona oferecida por uma guarnição de polícia que estava próxima ao ponto em que ele aguardava o taxi. Levado ao Hospital Miguel Arraes, chegou a fazer cadastro de atendimento, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu, apesar das tentativas médicas de reanimação.


O APS recebeu a notícia através de Deorge, também amigo e ciclista, que pedalava com o grupo na ocasião. Um telefonema familiar informou o ocorrido a Deorge. O APS sente-se consternado e sofre a dor pela perda de Léo, que fazia parte do grupo há alguns anos. Sempre sorridente, simpático e conversador, era proprietário da ServTaxi e mantinha um patrocínio no APS. O enterro acontece nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, às 10h, no antigo cemitério de Paulista. Quando recebeu a notícia da morte do amigo, o APS já havia saído de Paulista, passado por Abreu e Lima e parado em Cruz de Rebouças (Igarassu), onde tomou banho de rio e repôs as energias no bar de Luciano. Ainda haveria outro banho numa segunda parada, mas a coordenação preferiu cancelar e diminuir o percurso. Pegou a Estrada de Mumbeca, entre Camaragibe e Recife, chegando à Jaqueira às 15h, com 72 quilômetros percorridos.
 @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Chegou às lojas quadro de bike feito de garrafas PET
22/11/2011

Os quadros Muzzi Cycles


Os quadros Muzzi Cycles

O criador e sua criatura
O criador e sua criatura
Foto: Divulgação
Do mesmo criador da Molamania (aquelas molas coloridas, feitas de plástico, que eram muito populares entre as décadas de 1980 e 1990), surge a primeira bicicleta de material reciclado. Juan Carlos Muzzi, artista plástico uruguaio radicado no Brasil há 40 anos, é o idealizador do projeto. A matéria-prima utilizada nele é composta principalmente de garrafas PET, mais para-choques automotivos, peças de geladeira e vários outros tipos de resinas plásticas.

Por enquanto, apenas o quadro da bicicleta é feito de material reciclado, injetado em moldes que já dão o formato final. A Muzzi Cycles (www.muzzicycles.com.br) não é a primeira bicicleta de plástico do mundo, mas possui algumas soluções criativas que garantem leveza e resistência. Para garantir a durabilidade, por exemplo, Juan se inspirou na estrutura dos ossos, que possuem paredes grossas, mas são ocos por dentro. De acordo com ele, essa característica evita que o material entorte ou se quebre com facilidade.

Para construir um quadro, são utilizadas cerca de 100 garrafas PET ou o equivalente de outros materiais. O plástico é recolhido por ONGs parceiras, que repassam o material a um laboratório terceirizado, para que o composto final chega à fábrica pronto para já ser injetado na forma. Muzzi explica que eles usam uma mistura de plásticos que torna o produto final flexível o bastante para absorver impactos, mas, ao mesmo tempo, resistente.

Os quadros – que pesam cerca de 5 quilos e já saem da forma coloridos, sem necessidade de pintura – foram projetados para uso urbano. O modelo atualmente comercializado possui duas versões: uma que aguenta uma pessoa de até 80 quilos e a outra para bikers de até 120 quilos. As bikes podem receber diferentes tipos de câmbio, inclusive marcha única.

Atualmente, o quadro já está sendo comercializado a R$ 250 cada peça (faça o seu pedido pelo site acima). As entregas, inclusive para as primeiras lojas e com fila de espera, devem começar agora em novembro. Durante a fabricação, cada quadro fica pronto em apenas 2 minutos. Por enquanto, a capacidade de produção é de 15 mil unidades por mês, mas o otimista empresário pretende introduzir novos modelos e chegar a 60 mil unidades por mês ainda no início de 2012.

Outro plano é desenvolver novas peças, como selim, pedivela, freios e para-lama. Além disso, a Muzzi Cycles negocia uma parceria com a Shimano, para comercializar bicicletas montadas com o sistema Nexus, que possui câmbio com as marchas embutidas dentro do cubo da roda. Esses modelos devem começar a aparecer no final de 2012.

A ideia. Além de fazer escultura e pinturas, Muzzi fabrica peças de material reciclado desde que veio para o Brasil. Seu foco sempre foram os brinquedos, como a já citada Molamania. Ele também produziu patinetes por um tempo, quando surgiu a ideia da bike. “Uma vez, fui visitar uma fábrica de bicicletas e achei tudo muito arcaico: aquela solda toda, a tinta, aquela loucura. Aí eu pensei, vamos fazer algo mais contemporâneo”, diz.

O uruguaio cursou engenharia mecânica até o último ano e, apesar de não ter se formado, somou os conhecimento do curso à experiência de trabalhar com materiais compostos. Usando mão da ferramentaria disponível em sua fábrica, elaborou desde os primeiros esboços até o projeto final da bicicleta.




image Pneu auto-conserto



A Michelin desenvolveu um pneu de bike que fecha um furo automaticamente.
Pneus furados em bicicletas são uma das grandes dores de cabeça dos ciclistas, sejam eles profissionais ou amadores. Sair para dar um passeio sem levar as ferramentas básicas, como chaves e uma bomba de ar, pode significar voltar para casa a pé.
Entretanto, ao menos para os problemas de pneus furados, a Michelin acaba de disponibilizar uma solução barata para os consumidores. A empresa desenvolveu novos modelos de tubos internos, ordenados dentro da superfície do pneu.
O design do produto permite que, caso o pneu sofra alguma avaria, os tubos internos entrem em ação, aumentando a pressão sobre o local e evitando que o furo se expanda. A estrutura conta ainda com uma espécie de cola vedante, que completa o processo de selagem.
Os tubos são chamados de Protek Max, custam apenas US$ 9 e estão disponíveis em dois tamanhos. O produto já está disponível para venda nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil. (Fonte - Corujaqueira - email recebido em 21/08/2011)






GEÓGRAFOS DISCUTEM PLANO DE MOBILIDADE


11:22 Segunda-feira, 14 de Março de 2011
As intervenções urbanísticas serão debatidas junto à comunidade acadêmica
O estudo do Plano de Mobilidade da Cidade do Recife, criado pela PCR através do Instituto Pelópidas Silveira, será apresentado nesta segunda-feira (14), às 18h30, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O convite partiu da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), entidade existente desde 1934, que aproveita para debater, junto à comunidade acadêmica, intervenções urbanísticas que serão realizadas no Recife, e em especial, pela realização da Copa 2014.

A mesa coordenada pela AGB será composta pelo coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, os geógrafos Jan Bitoun e Edvânia Torres, ambos professores do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, associados da AGB.
Mobilidade - O Plano de Mobilidade pensa a cidade para o futuro, portanto, em longo prazo, e de forma democrática, ouvindo opiniões da sociedade e dos vereadores. A Prefeitura do Recife espera aprimorar as suas propostas que apontam para a melhoria da acessibilidade, mobilidade e consequentemente qualidade de vida da população. O principal objetivo do plano é criar soluções práticas para viabilizar as principais vias que estarão sendo modernizadas pelo Governo do Estado. O Sistema Estrutural Integrado (SEI) que existe há 26 anos será modernizado e alimentado por uma malha viária reestruturada.

Fonte  Sire da Prefeitura do Recife

PLANO DE MOBILIDADE


O deslocamento na Região Metropolitana do Recife durante o Mundial de 2014 deve ganhar maior fluidez após a implementação do I Plano de Mobilidade do Recife. O projeto, que objetiva reduzir o isolamento das populações flutuantes e permanentes, dando acesso aos serviços de lazer, educação, saúde entre outros, passará pela apreciação de uma comissão da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O documento protocolado na terça (15), na Alepe, foi apresentado às autoridades pernambucanas na quinta-feira (10), no Auditório Capiba, do edifício-sede da Prefeitura do Recife.  O estudo, idealizado pelo Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira,  contou com a participação de empresários, ONGs, instituições de ensino superior e sociedade, e busca aperfeiçoar a infraestrutura viária da cidade e dinamizar o deslocamento de pessoa e bens. 

“O grande crescimento da frota de transporte individual tem limitado a mobilidade nas grandes cidades brasileiras, inclusive no Recife, que tem a 6º maior frota de carros do país. Com o Plano, estamos nos antecipando às necessidades urbanísticas, pensando no futuro do município. Este ponto de partida é fundamental para criar um roteiro de instrumento, maturidade e estruturação do sistema. A partir da elaboração dessas propostas, Recife conta com um planejamento estratégico”, disse o prefeito João da Costa.

Identificação 



De acordo com os estudos realizados, cerca de 95% do transporte público de passageiros da Região Metropolitana circula nos limites da cidade. A proposta é que o sistema de deslocamento seja reestruturado, a fim de integrar os diversos modais (carros, ônibus, metrô, bicicleta, barco, teleféricos), proporcionando o acesso ao espaço urbano de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável. Para isso, o Plano de Mobilidade surge priorizando a integração dos sistemas de transportes coletivos de qualidade para melhorar o deslocamento dos cidadãos.

Na pesquisa foi identificado que um terço da população (cerca de 500 mil pessoas) mora em morros com altas escadarias, sem transportes coletivos próximos das residências. Nestes casos, o Plano pretende beneficiar as comunidades por meio de teleféricos, terminais integrados ao comércio, levando o usuário até seu destino por meio de faixas exclusivas de ônibus.

“Na prática, a idéia é pegar as pessoas o mais próximo possível das residências e levá-las para os corredores do sistema estrutural integrado que, na maioria das vezes, estão concentrados no centro da cidade, os pontos de conexão”, explicou o presidente do Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler.

Transporte alternativo



Além de questões como inclusão social, gestão participativa e democratização do espaço público, o Plano de Mobilidade preconiza temas como sustentabilidade ambiental com o uso de transporte não-motorizado, como a bicicleta, entre as demais formas de deslocamento sustentável e não poluentes.

Para isso, o Plano incentivará o passeio de pedestre, de ciclovias e dos corredores verdes, fazendo com que sejam o primeiro contato do cidadão para acessar qualquer sistema de transporte.

“Há, ainda, os transportes fluviais. Através da mobilidade nos rios, pode-se se deslocar por toda da cidade e, durante a Copa 2014, esta será uma das vias mais importantes para chegar ao estádio de competição. Já fizemos um dos percursos projetados até Olinda, avaliamos o tempo, mas ainda é necessário analisar a viabilidade, sobretudo o design dos meios de transporte”, finalizou Milton Botler.
Fonte:


Data:25/02/2011
Motorista atropela grupo de ciclistas em Porto Alegre
Pelo menos cinco integrantes do grupo 'Massa Crítica' estão feridos
Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul | 25/02/2011 21:02





Um motorista atropelou um grupo de ciclistas após uma discussão no início da noite desta sexta-feira, em Porto Alegre. Pelo menos cinco pessoas, do grupo de 100 ciclistas, ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Eles eram integrantes de um grupo de ciclistas que costuma andar em grupo para defender o uso da bicicleta nas ruas da capital gaúcha.

O atropelamento aconteceu após uma discussão do motorista com alguns dos integrantes do grupo. Pelo menos 100 ciclistas percorriam a rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa. Segundo relato deles e de pedestres que acompanharam a cena, o motorista de um Golf preto, de aproximadamente 40 anos, perseguiu o grupo por alguns quarteirões e atropelou pelas costas os ciclistas.

"Ele acelerou premeditamente e atropelou o grupo inteiro", relata o jornalista Leo Ponso, que estava na calçada observando a passagem do grupo e viu o atropelamento. Palito, um dos integrantes do Massa Crítica, estava atrás do grupo dos ciclistas e foi um dos primeiros a serem atingidos. "O motorista colocou o pé no acelerador e foi. Era gente e bicicleta voando e ele não parava", conta.

Segundo a Polícia Militar, cinco pessoas foram encaminhadas ao HPS, sendo que três delas estariam em estado grave. Outros ciclistas teriam ficado feridos e procurado socorro médico por conta própria ou com ajuda de amigos. O motorista foi identificado pela placa do carro e a polícia já tem seu endereço. Até às 20h30, ele ainda não havia sido capturado.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Data:02/03/2011






Motorista acusado de atropelar ciclistas em Porto Alegre é preso


SÃO PAULO - O bancário Ricardo Neis, acusado de ter atropelado e ferido pelo menos 12 ciclistas em Porto Alegre, foi preso na manhã desta quarta-feira, 2. De acordo com a Polícia Civil, ele foi detido no Hospital Parque Belém, clínica psiquiátrica em que foi internado ontem. Ainda hoje ele deve ser transferido para a Delegacia de Crimes de Trânsito.


ReproduçãoVítima aguarda socorro após atropelamento em Porto AlegreVeja também:
Acusado tem histórico de multas e processos
 Vídeo é destaque em jornais do mundo

Ontem à noite, a Justiça do Rio Grande do Sul decretou a prisão preventiva de Neis. A decisão foi tomada pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels, da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, a pedido da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.
O bancário deve ser indiciado por tentativa de homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil e redução de chances de defesa das vítimas. O atropelamento ocorreu no início da noite de sexta-feira,25, no bairro Cidade Baixa.
Em depoimento à polícia, na segunda-feira, Neis disse que foi cercado por diversos ciclistas, se sentiu ameaçado e resolveu abrir caminho para sair do local por temer linchamento. Os ciclistas negam a tentativa de agressão.
O passeio em grupo é uma atividade mensal do movimento Massa Crítica, que estimula o uso da bicicleta como meio de transporte. Na noite desta terça-feira os participantes voltaram a pedalar pelas ruas de Porto Alegre para protestar contra o atropelador e pedir relações civilizadas no trânsito.
(Com Ricardo Valota e Elder Ogliari)



Tópicos: Ciclistas, Atropelamento, Ricardo Neis, Porto Alegre, RS, Trânsito, , Cidades, Geral
 

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,motorista-acusado-de-atropelar-ciclistas-em-porto-alegre-e-preso,686511,0.htm?s