" Quando o dia parecer escuro, quando o trabalho se torna monótono, quando a esperança parecer pouca, apenas monte em sua bicicleta e saia para dar uma volta na estrada, sem pensar em nada" (Sir Arthur Conan Doyle)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Olinda com os Apessianos

Data:12/06/2011
Aventureiros: Trick, Hermínio Bixiguento, Jorge e Nice.
A Galera do ABR foi participar da pedalada com os Apessianos, dia dos namorados, as imagens do slide foram retiradas do website do APS - Amigos para Sempre, bem como o texto abaixo.


Foram postadas apenas algumas imagens selecionadas do website do APS. 
http://aps-amigosparasempre.blogspot

Um abraço e vamos nos preparar para a próxima pedalada.







Uma igrejinha que deve ter causado surpresa pela sua localização tão escondida e, ao mesmo tempo, de trânsito tão intenso, foi a de São José dos Pescadores, na Rua do Sol. Ali, já houve a primeira quebra. O grupo não se abateu e enquanto as providências aconteciam, o bate-papo correu solto bem próximo às igrejas do Carmo e de São Pedro. Sabe todo aquele conjunto sacro? Pois é uma transformação radical em pleno período momesmo. Dali e de outros pátios católicos saem os blocos carnavalescos dos mais animados do mundo. O povo vibra e canta e dança; e Olinda se veste de irreverência e faz a popular e alegre mistura do profano dos blocos dos super herois, das troças destroçadas durante o ano e revigoradas no carvanal, dos bonecos gigantes que alegram as ladeiras a qualquer hora do dia ou da meia noite. Enfim...Olinda é sempre uma festa - sacra ou profana - com respeito às diferenças.

Por falar em diferenças, a brincadeira correu solta entre os ciclistas homens que, nem em pensamento, queriam pedalar ao lado de Isaac, que sempre se veste de rosa-saudável. A conduta dos rapazes deve ter sido inspirada no Dia dos Namorados (rsssss). Oh, gente, o rosa é uma cor tão bonita (rssss), é a cor do futuro. Quem sabe, um dia na vida, tá todo mundo vestindo rosa - calça, calcinha, calção, sapato, bota, meia, capatece, boné, óculos, vestido, cueca (rssssss). Na volta, uma garotinha no ponto do ônibus gritou entre espantada e feliz: "Olha a rosinha". O APS caiu na gargalhada, inclusive o próprio Isaac que, incondicionalmente, só pedala de rosa. O máximo da diversão (rsssss).


Se você pensava que as Igrejas de Olinda estavam todas situadas no polo da Sé , teve a oportunidade de constatar, nesse domingo 12 de junho, que a história sacra da cidade também se localiza na periferia. O passeio em comemoração ao Dia dos Namorados manteve o famoso sobe e desce, mas trouxe uma outra visão ao ciclista/turista/visitante e até mesmo ao morador da primeira capital de Pernambuco. Por trás do conjunto arquitetônico de casario colonial, por trás de lojinhas coloridas de artenesato e ainda por trás das antigas e tradicionalmente conhecidas igrejas, esconde-se um universo secular na periferia olindense. Entre cidades Alta e Baixa, o grupo passou por 11 pontos estrategicamente selecionados. Apenas pra resumir o texto, a primeira igreja, no bairro dos Milagres, está situada em esquina pro mar, onde o vento faz a curva com uma força tão grande que o APS escalou Diógenes pra segurar Pedro, que estava prestes a voar (rsssssss).

2 comentários:

  1. Olá, galera do Aventureiros Bike Recife. É momento de mobilização por mais estrutura de ciclovias e respeito ao ciclista. Hoje, pedalando, encontrei o pessoal do Bieka Amigos de Olinda, e trocamos uma ideia. Acabei encontrando o site de vocês também. Vamos todos nos unir pela mesma causa! Perdãonão preparar um email específico pra vocês... repasso o que preparei pro pessoal do Bike Amigos de Olinda. abraço!
    -----------
    Pedro e galera do Bike Amigos de Olinda. Foi muito bom encontrar vocês pedalando na noite de Recife. Agradeço bastante a receptividade.
    Lembro que a bicicletada não tem representantes nem líderes, um ótimo conceito que acho é o de coincidência organizada. É como se em determinado dia e local, os ciclistas resolvessem aparecer pela cidade, clamando por seu espaço.
    Mesmo assim, há pessoas mais ativas no grupo, claro, e que tomam a frente para fazer funcionar a coisa. Falo do facebook, de buscar mais gente, etc. Mas não somos um grupo de pedalada, de forma alguma. Somos ciclistas reinvidicando ciclovia, espaço, respeito. Essa questão de mais ativo ou não vale muito pro grupo da internet. Infelizmente, não atinamos pra uma configuração do facebook, e o grupo não é aberto pra qualquer um que queira entrar. Precisa de aprovação de um administrador. Já entramos em contato com o facebook, mas não temos resposta ainda.

    Portanto, copio este email para Daniel, Enio e Lucio. Pelo que Lucio me disse, tem que ser amigo de alguém que seja do grupo, ou administrador, para ser convidado. Se for necessário me adicionar no facebook pra que eu aprove a entrada de vocês no grupo, não tem problema!
    O importante é trocar ideias sobre ações junto à prefeitura, sobre como se portar no trânsito, marcar pedais - e pq não, vcs podem e devem divulgar seus pedais, pois tem gente da bicicletada que pode querer ir - e PRINCIPALMENTE, divulgar e se ajudar para a bicicletada, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês, no Coreto do Derby. Nos encontramos as 18h, e saimos as 19h30. Fazemos cartazes, vamos fantasiados. Não deixe de ver o site em português da Bicicletada (Critical Mass), www.bicicletada.org
    E eis o facebook da Bicicletada Recife https://www.facebook.com/groups/160876113986104/

    O essencial é todo mundo se ajudar! Os grupos de pedal têm sua força de agregar ciclistas, de fazer com que amigos se juntem pra curtir a bicicleta como passeio, e todos deveriamos focar em nos unir, buscar soluções juntos, mostrarmos, nessa uma vez por mês, uma unidade em busca de melhores condições.
    Conto com a presença de vocês! Se possível e desejar, divulga esse email para os seus amigos de pedalada.

    ResponderExcluir
  2. Cara so agora vi esta postagem, qs inadmissivel eu passar tanto tempo sem ter visualizado isso, falta de atenção mesmo. Vamos sim todos se mobilizar para estas reinvidicações, um grande abraço.

    ResponderExcluir